Depois dos músicos Chico Buarque e Caetano Veloso, é a vez de relembrar canções do carioca filho de Gonzagão (1912-1989). Luis Gonzaga do Nascimento Junior (1945-1991), mais conhecido como Gonzaguinha, começou cedo a freqüentar os movimentos do samba na cidade do Rio de Janeiro e mesmo formado em economia, sua paixão era a música. Sua passagem pela universidade lhe rendeu grandes amizades até formarem o Movimento Artístico Universitário (MAU), juntamente com Aldir Blanc, Ivan Lins e outros. Gonzaguinha era considerado pelos amigos como uma pessoa fechada, mas que não fez disso um impedimento para grandes parcerias musicais. Muitas músicas feitas na época da Ditadura Militar traziam letras que demonstravam a sua ira contra o regime. Uma das mais conhecidas é Comportamento Geral, que no começo foi censurada.
Como muitos movimentos musicais eram criados nas universidades, para Walter Carvalho não foi diferente. O músico sul mato-grossense estudou na antiga Escola Técnica de Goiânia, participou de teatro juntamente com Sandro di Lima, ex-secretário municipal de cultura de Goiânia, e fez grandes apresentações na própria Escola e em bares ao lado do também cantor e compositor Gilberto Correia.
Walter nasceu para o que é. Com mais de 20 anos de carreira, possui algumas canções de sua própria autoria, apesar de não ter nenhum cd solo gravado. Além de cantar, Walter domina muito bem um violão e arrisca tocar outros instrumentos, como contrabaixo, teclado e até acordeão, demonstrando assim, sua paixão pela música como um todo.
O músico também lidera o grupo de forró chamado Forró Agarradinho. Em parceria com Luiz Augusto lançaram o primeiro cd em 2006, que trás letras próprias e também de outros músicos goianos como Nilton Rabello, Pádua e Walter Mustafé.
Atualmente, Walter Carvalho tem se apresentado no Chopp 10 todas as sextas-feiras, num projeto que leva o melhor da MPB, diversificando com samba raiz e a presença de músicos convidados. As quartas e domingos com o Forró Agarradinho, no mesmo bar.
Não percam Gonzaguinha na voz de Walter Carvalho!
Dia 21/02, quinta-feira, às 20h no Cateretê Restaurante e Bar – Av. T-2 Nº 318, St. Bueno. Fone: (62) 3285-3261
Conheça uma das músicas de Walter Carvalho
A ferro e fogo
Um comentário:
Realmente não dá pra perder. Parabéns pela indicação e pela forma de abordagem, bjo.
Postar um comentário