sábado, 18 de outubro de 2008

Sobre Saudade

Um dia perguntei a um amigo o que a gente costuma fazer quando estamos com saudades de alguém. Ele, então, me respondeu que não seria a melhor pessoa para me ajudar, pois sofre muito desse mal chamado saudade.

Lembrei-me de uma música de Tom Jobim e Newton Mendonça que diz "Quando existe alguém que tem saudade de alguém, e este outro alguém não entender...". Sendo assim, pensei que seria melhor, então, eu cortar o "mal" pela raiz. Mas horas depois, percebi que a saudade é uma praga, se alastra pelo corpo e todos os sentidos.

Um sentimento tão curioso, que apesar dos pesares também nos alegra, pois traz lembranças boas de momentos que vivemos ou pessoas que conhecemos.
A saudade é nostalgia, mas não é um mal. Pois se fosse mal, ninguém queria sentir saudade. E será que sentimos saudades por que queremos? Uma coisa eu sei! A gente sente saudade do que foi bom, o que não foi não dizemos que estamos com saudades. Mas, por que então dizemos e ouvimos dizer que estamos "morrendo de saudades"? Então a saudade mata? Então ela é um mal?!...

O músico Peninha diz em sua canção Sonhos, que saudade até que é bom, é melhor que caminhar sozinho. O que seria de nós, então, se a saudade não existisse? Digamos que a saudade seja um órgão dentro de nós que consegue carregar todos os momentos bons, todas as pessoas que gostamos e não temos por perto, todos os lugares pelo qual passamos e todas as emoções vividas.

Talvez seja essa a resposta... A saudade é um órgão, e portanto pode adoecer. Se for diagnosticado uma saudade devemos tratar, mas, para cada um o diagnóstico é diferente. Em alguns pode doer mais que em outros. Ela pode manter-se num quadro instável, pode ser curada, mas também pode matar, principalmente se não for tratada.

Cada pessoa encara sua dor de forma diferente. Já vi gente perdendo o controle, gente disfarçando como se não estivesse sentindo nada e gente que sabe conviver com essa dor. Mas, o fato é que, como a saudade é uma praga, você pode até curá-la, mas ela vai voltar, se não for por um motivo será por outro.

Lembrei-me até de um episódio que me ocorreu certa vez na adolescência, quando eu tinha um namorado. Não sei por que, mas gosto de escrever a palavra saudade, gosto dos contornos que a caneta faz. Eu estava querendo terminar esse namoro. Mas, não tinha motivos maiores, simplesmente não gostava mais dele. Certo dia, minha mãe pegou um papel do meu caderno que estava escrito muitas vezes a palavra saudade, e, claro já veio logo questionando de quem eu estava com saudades. Vai eu tentar explicar para uma mulher conservadora que não tinha nada a ver a saudade alí.

Mas depois disso, percebi que dizer que estava com saudades de alguém poderia ser frustrante, talvez. Hoje, acho que sou do tipo que não declaro saudade para qualquer pessoa. Continuo gostando da palavra saudade, e percebo que sei controlar-me bem, gostando até de senti-la, talvez mais do que acabar com ela.

Quem inventou a tristeza, poderia até, com fineza, desinventá-la. Mas, quem inventou a saudade talvez não soubesse o que ela pode causar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que existam várias formas de saudades... pra cada tipo de relacionamento...
Saudade que faz bem, e saudade que machuca!

Sentir saudades de alguém que está longe, mas vai voltar, é super gostoso! Ficamos esperando e não vemos a hora do reencontro!
Saudade de um tempo bom que ficou pra trás... nada melhor que ver as fotos, os vídeos, e conversar com as pessoas que estiveram com você naquele momento. Cada um lembra um pedaço da história, e todos juntos reconstroem o momento.
Saudade da melhor amiga que está longe, mas super feliz, e realizada na sua nova vida, e que a qualquer momento você pode ligar e conversar.
Essa é uma saudade boa de sentir!!

Agora... aquela saudade que não tem solução...
Essa nós estamos sempre procurando preencher seu espaço! É que, na verdade, muitas vezes não é só saudades que sentimos... Saudade do antigo amor, não tem remédio! O tempo bom que passaram juntos vai ser lembrado com carinho, mas o toque, o beijo, o cheiro... Essa saudade só passa com um novo amor... e quando menos esperamos você não lembra mais do toque, do beijo, do cheiro...
E agora sim podemos dizer que sentimos apenas saudade! E ela não machuca mais!

Beijão, Dal!!!

Anônimo disse...

Caminhos cruzados
(Tom Jobim e Newton Mendonça)

"Quando um coração que está cansado de sofrer
Encontra um coração também cansado de sofrer
É tempo de se pensar
Que o amor pode de repente chegar

Quando existe alguém que tem saudade de alguém
E este outro alguém não entender
Deixa este novo amor chegar
Mesmo que depois
Seja imprescindível chorar

Que tolo fui eu, que em vão tentei raciocinar
Nas coisas do amor que ninguém pode explicar
VEM NÓS DOIS VAMOS TENTAR
SÓ UM NOVO AMOR
PODE A SAUDADE APAGAR"

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog, do que vc escreve.
Mas porque parou?
abraços
Adiel100@uol.com.br